quinta-feira, 9 de abril de 2009

Comentário da obra:

Senhora é uma das obras mais famosas de José de Alencar. O autor tem uma perplexidade do meio da história, retroceder ao passado de Aurélia, como num flashback como nas novelas de televisão. Romance urbano que tem como tema as contradições entre o sentimento e a necessidade de 'subir na vida', um dos famosos 'perfis de mulher' de José de Alencar. Narrado em terceira pessoa, por um narrador-observador, o romance Senhora tem na observação de detalhes exteriores, que iluminam a personalidade e os lances da vida, uma de suas fortes características.Com esse recurso, podemos perceber a preocupação com a psicologia dos personagens e também a mistura do romance e da realidade, que fazem desta obra um exemplo de literatura romântica na qual se procura imprimir certos traços realistas. Aurélia Camargo, a protagonista do romance, é idealizada como uma rainha, pelo narrador. A contradição entre o anjo e o demônio, a bela e a fera, constitui um elemento de grande importância neste romance. Em uma sena o narrador descreve o comodismo, a postura aristocrática de Fernando Seixas, que contracena no romance com Aurélia Camargo. Sobre o observador, o fato de recair sobre Aurélia Camargo, a heroína do romance.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Autor:

José de Alencar nasceu em 1829, no Ceará. Advogado, político e jornalista, procurou sempre aliar a essas atividades a carreira de escritor, graças a qual conquistou o gosto popular. Com 48 anos, tuberculoso, morreu no Rio de Janeiro, em 1877. Tido como o consolidador do romance brasileiro, Alencar ocupa o lugar central dentro do nosso Romantismo.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Contexto Histórico:

Duas revoluções influenciaram o inicio do romantismo a Revolução Industrial que iniciou no século XVIII que tinha como objetivo acabar com o trabalho artesanal dos pequenos produtores para substituir pelo trabalho industrial, na mesma época a sociedade não tinha os mesmos direitos iguais da burguesia inglesa e os textos não tinha m formas fixas e o povo não podia ler e nem se manifestar livremente.
Já com a Revolução Francesa a sociedade passa a ter os mesmos direitos e deveres, todos podiam se manifestar livremente e os textos tinham formas mais claras porque falavam mais do sentimento do individuo. E ainda na Revolução Francesa ocorreu vários fatores que contribuíram com a vinda da Família Real para o Brasil um deles foi o Bloqueio Continental contra a Inglaterra que tinha como objetivo não deixar nenhum país europeu comercializar com os ingleses.
Em 1808 com a chegada da Família Real Portuguesa no Brasil contribui com o desenvolvimento das colônias.
Com o processo de Independência em 1822 o Brasil deixaria de depender de Portugal, influenciados pelo entusiasmo nacionalista vários escritores românticos começaram a realizar um projeto de criação de uma literatura nacional, que começou quando Gonçalves de Magalhães publicou a poesia “ Suspiros poéticos e saudades ” , assim dando inicio ao romantismo no Brasil.

Características do Romantismo:
Individualismo (individuo)
Subjetividade (sujeito)
Egocentrismo (eu no centro)