Comentário da obra:
Senhora é uma das obras mais famosas de José de Alencar. O autor tem uma perplexidade do meio da história, retroceder ao passado de Aurélia, como num flashback como nas novelas de televisão. Romance urbano que tem como tema as contradições entre o sentimento e a necessidade de 'subir na vida', um dos famosos 'perfis de mulher' de José de Alencar. Narrado em terceira pessoa, por um narrador-observador, o romance Senhora tem na observação de detalhes exteriores, que iluminam a personalidade e os lances da vida, uma de suas fortes características.Com esse recurso, podemos perceber a preocupação com a psicologia dos personagens e também a mistura do romance e da realidade, que fazem desta obra um exemplo de literatura romântica na qual se procura imprimir certos traços realistas. Aurélia Camargo, a protagonista do romance, é idealizada como uma rainha, pelo narrador. A contradição entre o anjo e o demônio, a bela e a fera, constitui um elemento de grande importância neste romance. Em uma sena o narrador descreve o comodismo, a postura aristocrática de Fernando Seixas, que contracena no romance com Aurélia Camargo. Sobre o observador, o fato de recair sobre Aurélia Camargo, a heroína do romance.
Senhora é uma das obras mais famosas de José de Alencar. O autor tem uma perplexidade do meio da história, retroceder ao passado de Aurélia, como num flashback como nas novelas de televisão. Romance urbano que tem como tema as contradições entre o sentimento e a necessidade de 'subir na vida', um dos famosos 'perfis de mulher' de José de Alencar. Narrado em terceira pessoa, por um narrador-observador, o romance Senhora tem na observação de detalhes exteriores, que iluminam a personalidade e os lances da vida, uma de suas fortes características.Com esse recurso, podemos perceber a preocupação com a psicologia dos personagens e também a mistura do romance e da realidade, que fazem desta obra um exemplo de literatura romântica na qual se procura imprimir certos traços realistas. Aurélia Camargo, a protagonista do romance, é idealizada como uma rainha, pelo narrador. A contradição entre o anjo e o demônio, a bela e a fera, constitui um elemento de grande importância neste romance. Em uma sena o narrador descreve o comodismo, a postura aristocrática de Fernando Seixas, que contracena no romance com Aurélia Camargo. Sobre o observador, o fato de recair sobre Aurélia Camargo, a heroína do romance.